A “netflixização” da educação é um fenômeno que reflete a crescente adoção de modelos de aprendizagem personalizados, flexíveis e centrados no aluno, inspirados em plataformas como a Netflix.
Assim como o gigante do streaming revolucionou a forma como consumimos entretenimento, oferecendo acesso sob demanda a uma vasta biblioteca de conteúdos, a educação tem se transformado por meio de tecnologias que permitem uma abordagem mais personalizada e acessível.
Esse conceito abrange a utilização de plataformas digitais, cursos online, videoaulas e ferramentas interativas, que possibilitam aos alunos escolher o que aprender, quando aprender e no ritmo que desejarem.
Contudo, essa mudança levanta discussões sobre os impactos na qualidade do ensino, na formação do professor e na equidade no acesso a essas tecnologias.
A “netflixização” da educação é um reflexo das transformações digitais que permeiam diversos setores da sociedade, mas também apresenta desafios que precisam ser analisados.
E para fazer essa análise, conversamos neste Papo no Auge! com o Professor Doutor Daniel Luzzi – licenciado em ciências da educação pela Universidade de Buenos Aires; mestre em gestão ambiental pela Universidade Nacional de General San Martín (Argentina); doutor em educação pela USP; pós-doutor em saúde ambiental pela USP; fundador e ceo da startup Cognita Learning Lab; co-fundador e diretor de aprendizagem da UNICTE e professor na Fundação Dom Cabral.
Quer entender sobre o conceito de “netflixização” da educação? Ouça, então, o episódio 199 do podcast Papo no Auge!
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