A poíesis crítica é uma epistemologia proposta no livro “Contra o identitarismo neoliberal: um ensaio de poíesis crítica pela apologia das artes”, escrito pelo maestro, compositor, pianista e Professor Titular da USP Rubens Russomanno Ricciardi.
A obra discute questões filosóficas e artísticas contemporâneas, cujo fim é o combate ao identitarismo e ao neoliberalismo, propondo uma discussão acerca do eurocentrismo e da decolonialidade – ambas ideologias neoliberais da cultura que têm gerado uma aversão às artes e em especial à música.
Na visão do Professor Rubens, os identitários neoliberais são agressivamente antagônicos às artes milenares (greco-romana) e apenas recortam da realidade os clichês da indústria da cultura ianque-estadunidense – e isso impacta também as nossas periferias, invadidas culturalmente.
O autor questiona ainda os preconceitos suscitados pela moral identitária, quando se esquece não só a poíesis (logos poético), mas também a acumulação do capital e a luta de classes.
Quer entender os preceitos da poíesis crítica? Ouça o episódio 194 do podcast Papo no Auge!
Gosta do nosso trabalho? Associe-se ao nosso podcast.
Ao se tornar um patrocinador de nosso programa, você nos habilita a conversar com mais professores e pesquisadores mundo afora, levando conhecimento a mais gente.
Nos apoie via plataforma Catarse de financiamento coletivo e pelo PicPay.
Link para o Catarse: https://www.catarse.me/vamosproauge
Link para o PicPay: https://picpay.me/paponoauge