O fenômeno do coaching, amplamente disseminado nas últimas décadas, tem sido alvo de críticas devido à superficialidade e à falta de embasamento científico que permeia muitas de suas práticas.
Prometendo soluções rápidas e fórmulas de sucesso, o coach, ou o “treinador”, muitas vezes contribui para a criação de uma cultura que glorifica o individualismo e minimiza as complexidades da vida pessoal e profissional. Esse discurso de autoajuda imediata pode gerar frustração e culpa nas pessoas, quando os resultados prometidos não são alcançados, ignorando fatores estruturais e contextuais que influenciam o desenvolvimento humano. E para falar sobre esse assunto, o podcast Papo no Auge! recebe o Professor Adriano Viaro – historiador, mestre em história pela Universidade de Passo Fundo/RS e âncora do canal do Youtube Diário do Centro do Mundo. O Professor Viaro é autor do livro “Anticoach: a gênese do caos”, editado pela Emó Editora. E o episódio 195 de nosso programa é justamente sobre este livro. Ouça.
Gosta do nosso trabalho? Associe-se ao nosso podcast. Ao se tornar um patrocinador de nosso programa, você nos habilita a conversar com mais professores e pesquisadores mundo afora, levando conhecimento a mais gente. Nos apoie via plataforma Catarse de financiamento coletivo e pelo PicPay.
Link para o Catarse: https://www.catarse.me/vamosproauge
Link para o PicPay: https://picpay.me/paponoauge