O episódio 149 do podcast Papo no Auge! discute, mais uma vez, a interação entre universidades, centros de pesquisa e as empresas.
É preciso saber que a dinâmica das universidades é distinta da dinâmica das empresas privadas, mas isto não significa que não seja possível uma interação produtiva entre esses atores.
As universidades brasileiras são reconhecidas pela sua importância na geração de conhecimento e como elo importante para que o país não se distancie das tecnologias de ponta disponíveis nos países mais desenvolvidos, e em alguns casos, possa estar à frente na produção dessas tecnologias. A questão é como as universidades e institutos de pesquisa tecnológica podem transferir essa tecnologia para o setor empresarial nacional? Há vários mecanismos de relacionamento para tanto. E quem nos conta como esse match é possível é uma das maiores referências do Brasil no assunto: Arlindo Teixeira, doutorando em Ciência da Informação pela UFPE, especialista em petróleo e gás e um grande articulador entre a academia e o setor produtivo – segunda participação de Arlindo no Papo no Auge! (episódio 10).
Se você quer entender como se dá essa interação e como é possível potencializá-la, sugiro ouvir o que nosso convidado tem a dizer. Ouça o Papo no Auge! e aprenda com quem sabe.