Certamente você já deve ter ouvido: “é no momento de incerteza e de crise econômica que CNPJ’s e CPF’s devem buscar soluções para dirimir seus problemas”. Há uma outra máxima que diz: “é na crise que aparecem as oportunidades”. Se esses adágios são verdadeiros, aí não sei. Sabido mesmo é que inovar, no âmbito do indivíduo e das organizações, pressupõe processos e ações deliberadas para tal fim.
E para gerar inovação em tempos de incertezas, de crise econômica e de escassez de recursos, lançar mão de uma variedade de métodos parece ser razoável. Algumas estratégias incluem:
1) incentivar e fomentar uma cultura de criatividade e experimentação dentro da organização;
2) aproveitar a tecnologia e os dados para identificar novas oportunidades e melhorar a eficiência;
3) construir uma equipe diversificada e multifuncional para trazer diferentes perspectivas e ideias para a mesa de trabalho;
4) incentivar a comunicação aberta e a colaboração em toda a organização;
5) identificar e investir em novos mercados, produtos e serviços;
6) buscar continuamente o feedback de clientes e parceiros para estar em sintonia com suas necessidades e preferências;
7) focar na sustentabilidade e na eficiência de recursos para encontrar novas maneiras de fazer mais com menos;
8) formar parcerias e colaborações com outras organizações, universidades e centros de pesquisa para acessar novos conhecimentos, habilidades e recursos;
É importante observar que a inovação não diz respeito apenas a novos produtos ou serviços, mas também a novas formas de fazer as coisas, novos modelos de negócios, novas tecnologias e novas formas de resolver problemas.
Até a próxima. Ouça o Papo no Auge! nos principais agregadores de podcast.