Muito tem se falado sobre o processo de Coaching e como ele pode impactar de forma positiva a vida das pessoas. Esse processo pode ser definido como sendo um poderoso método de conduzir pessoas de um estado para outro, de maneira a potencializar o ser humano na obtenção de seus objetivos. Funciona como um importante aparato no empoderamento pessoal, permitindo assim a evolução contínua das pessoas.

Hoje se fala demasiado em Líder Coach, Coach para negócios, Coach de Emagrecimento, Coach de Carreira, dentre outros nichos. De fato, o processo de Coaching pode ser aplicado em qualquer segmento. Sendo assim, seria muito interessante igualmente que as escolas de ensino médio pudessem aplicar ferramentas de Coaching nos alunos com o intuito de orientá-los na escolha de suas futuras profissões. Nessa fase da vida, muitos discentes estão repletos de dúvidas a respeito do que seguir como profissão. Afinal de contas, nem sempre a escolha de uma carreira envolve planejamento ou está alinhada a um projeto de vida, uma vez que a maioria das pessoas escolhe sua profissão baseada nas oportunidades do mercado, por influência familiar ou baseada em habilidades que julga possuir. Por isso, uma escolha profissional equivocada pode impactar negativamente os adolescentes, pois a relação do homem com o trabalho é uma relação repleta de significados.

Visando, portanto, à uma vida plena de significação, seria muito interessante a aplicabilidade das ferramentas do Coaching nos alunos do ensino médio, principalmente nos alunos das escolas públicas. A escolha desse público se deve por tudo o que envolve a educação básica e pública no Brasil: professores que recebem baixos salários, infraestrutura deficiente, alunos desmotivados e susceptíveis às drogas e à procrastinação. Pela inexistência de eficiente orientação, há a falta constante de foco nos estudos e, consequentemente, na carreira profissional, alto índice de reprovação e evasão escolar. O que se vê em decorrência disso? O aumento cada vez maior da geração “nem-nem”: jovens que nem estudam, nem trabalham.

Para sanar essa triste realidade, uma solução viável seria a aplicação do Coaching em alunos antes de entrarem nas universidades. Com o empoderamento proporcionado pelo Coaching, os adolescentes seriam capazes de potencializar sua performance, incutindo assim a cultura da realização obstinada de suas metas pessoais, transformando a escola em um divertido estágio para o sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *