Quando Lee Cockerell, antigo vice-presidente executivo de operações do Walt Disney World Resort, cargo que ocupou por 10 anos, era perguntado sobre suas funções, o ex-executivo respondia que deveria ser intitulado “ambientalista chefe”.
Para Lee, os bons líderes são ambientalistas: sua responsabilidade é criar um ambiente de negócios sustentável – ou seja, um ambiente calmo, claro, fresco e limpo, sem poluição, sem toxinas e sem desperdício – em que todos floresçam. Isso engloba criar um ambiente de trabalho verdadeiramente inclusivo, no qual todos os funcionários contribuem com o máximo de si.
Após essas reflexões, Lee Cockerell, esboçou 10 principais tarefas, repassadas posteriormente aos seus liderados. Tais atividades, na visão de quem as criou, ajudariam qualquer pessoa a deixar de ser um gestor comum para ser um líder respeitado e digno de confiança. São elas:
1. CONHEÇA SUA EQUIPE
Conheça-a de verdade, sabendo tudo a seu respeito. Conheça suas experiências de trabalho anteriores. Saiba quais habilidades e talentos possuem. Pergunte-lhes sobre suas aspirações, sobre os objetivos de curto e longo prazos. Os líderes nas organizações do futuro vão olhar para esse potencial, nutri-lo com cuidado e ajudar os funcionários a crescer. Relações sociais são carregadas de simbolismos. Perguntar “como anda a família”, “como o funcionário está de saúde” é diferente de só cumprimentar as pessoas com um seco “bom dia”.
2. ENGAJE SUA EQUIPE
Isso significa pedir a opinião dos funcionários sobre a organização e deixar claro que o líder quer ouvir sinceramente os pontos de vistas alheios. Tal atitude não faz apenas as pessoas se sentirem necessárias, mas também faz com que se erijam grandes ideias.
3. DESENVOLVA SUA EQUIPE
Desenvolver colaboradores é uma das principais responsabilidades de um líder. Para começar, a tarefa se inicia com a seleção de pessoas competentes. Ao conhecer cada um dos membros da equipe muito bem e permanecer envolvido com eles continuamente, o líder passa a conhecer onde cada indivíduo pode se beneficiar com oportunidades de treinamento, formação, orientação e outras formas de desenvolvimento.
4. CUMPRIMENTE AS PESSOAS COM SINCERIDADE
Muitas vezes, os líderes ficam tão absortos em seus trabalhos que se tornam preocupados em demasia, deixando de observar outras pessoas. Tornando-se próximos dos colaboradores, líderes têm maiores probabilidades de serem seguidos.
5. CONSTRUA UMA COMUNIDADE
Líderes devem pensar em sua equipe como uma comunidade. Cada um dos membros da equipe tem diferentes motivações, ideias, prioridades, preferências e sonhos. Compete às lideranças, portanto, conhecer bem cada colaborador, de modo que possam aproveitar as devidas idiossincrasias. O ideal é construir uma equipe que se pareça com as várias partes de uma comunidade. Pensar como uma. Quando se cria um ambiente inclusivo, no qual todos são importantes e sabem disso, logo há uma comunidade organizacional. Diversidade é a máxima.
6. OUÇA PARA COMPREENDER
O primeiro passo para a escuta eficaz é se posicionar para ouvir. Sem distrações, sem interrupções, sem fazer outras coisas ao mesmo tempo.
7. COMUNIQUE-SE COM CLAREZA
A boa comunicação é clara. O ideal é usar palavras comuns, ser objetivo, certificando-se de que foi compreendido.
8. ESCUTE TODAS AS VOZES
Todo mundo tem uma opinião. A maioria das pessoas pode falar, mas algumas pessoas não têm voz, a menos que o líder abre espaços de fala. Um bom líder conhece cada voz, sabe a proveniência de cada uma. Para construir confiança e ensejar a fala alheia, o líder deve fazer com que os liderados se sintam especiais; devem tratá-los como indivíduos; respeito é fundamental; além de fazer com que os colaboradores adquiram conhecimentos, desenvolvam-se e que sejam compreendidos em seu trabalho.
9. MANIFESTE-SE CONTRA A EXCLUSÃO
Na posição de liderança, é preciso prestar atenção nas pessoas que estão sendo excluídas por uma razão ou outra. Elas podem ser excluídas por serem novas na organização, por introversão ou por insegurança. É preciso estar alerta a esses casos.
10. TENHA CORAGEM
Esse traço separa os grandes líderes dos líderes médios e bons. Talvez seja o traço mais importante. Um dos maiores problemas organizacionais é que as pessoas têm medo de falar quando percebem algo errado, sejam pessoas desperdiçando tempo, recursos, tratando os demais de forma inoportuna ou cometendo uma violação ética ou legal grave. É imprescindível que o líder crie um ambiente no qual as pessoas se sintam cada vez mais corajosas, o que significa que terão de fazer a coisa certa.
A organização do futuro terá líderes atenciosos e humildes, que compreendem o que se espera deles e que são responsáveis por se conduzir de forma profissional e servir seus colaboradores. Isso exige que os líderes cumpram as tarefas de tornar seus colegas de trabalho especiais, apreciar o fato de que o trabalho demanda alta carga física e mental, tratar as pessoas como indivíduos, mostrar respeito total e completo aos colaboradores e oferecer oportunidades de formação e de desenvolvimento para a equipe.