A definição de liderança enseja interpretações variadas e, em algumas circunstâncias, incompreendidas e contraditórias. Patente mesmo é o fato de que o conceito de liderança é tão dinâmico, fluido e complexo que ainda não emergiu uma definição aceita universalmente.
Mesmo assim, pode-se dizer, a partir de vasta literatura sobre a temática, que a liderança está ligada à mobilização de indivíduos em um grupo, às habilidades comunicativas e à motivação, sendo esta última determinante no processo de mobilização e na percepção de expectativas dos membros de um grupo. Assim, os líderes devem ser capazes de direcionar e motivar os indivíduos visando atingir os objetivos desejados. Nesse contexto, infere-se que a liderança emana da interação entre pessoas e não ocorre no isolamento.
Diante dessas definições, o líder possui características chave (poder de mudança, inspiração e senso de oportunidade) que fundamentam e estimulam o processo de inovação – entendendo este como sendo um amplo propulsor de novas ideias, de crescimento das organizações e do aumento da competitividade, que, por seu turno, gera maiores oportunidades de implementação de novos produtos e serviços ou de espaços para acessar o conhecimento científico e tecnológico. Assim posto, a liderança é fator de impacto fundamental na capacidade de inovação.
Nesse sentido, os principais papeis da liderança no que concerne à inovação são: poder de motivação, visto que os líderes inspiram as pessoas a transcender o comum e inovar; e o papel do líder como um arquiteto administrativo, já que ele possui a habilidade de promover um ambiente organizacional que permita que as pessoas sejam inovadoras.
Além disso, o líder inovador deve pensar e agir de forma inspirada, criativa e estratégica. Para tal, líderes inovadores devem possuir alguns comportamentos imprescindíveis:
1) querer aprender mais;
2) dinamismo no trabalho;
3) apresentar firmeza e segurança nas decisões;
4) gostar daquilo que faz;
5) compreender novas situações rapidamente;
6) equilibrar aspectos técnicos e humanos;
7) resolver problemas de imediato;
8) não demonstrar medo do novo;
9) demonstrar ter confiança em si;
10) ser empreendedor;
11) compartilhar informações e conhecimentos;
12) saber elogiar uma pessoa quando merecido;
13) envolver a equipe nos objetivos;
14) explicar claramente o que deseja do colaborador;
15) comunicar-se e convencer as pessoas;
16) atribuir resultados positivos à equipe;
17) comunicar os objetivos da empresa;
18) não inibir as pessoas a expressarem opiniões;
19) não se aproveitar da sua posição em seu benefício;
20) importar-se com cada um;
21) pensar que o que está estabelecido pode ser mudado;
22) experimentar novos métodos e procedimentos de trabalho.
Agindo dessa maneira, os lideres influenciam diretamente na promoção e no suporte à capacidade de inovação das organizações, pois a atuação de um líder é fator crítico
de sucesso para que o novo ocorra, e a percepção dos liderados com relação aos traços vinculados a um perfil inovador em seu líder pode atuar como um fator propulsor para a inovação.
Sucesso a todos!
Saulo Novaes