É inegável que o cenário econômico pelo qual passa nosso país não é dos mais animadores. Porém, para os especialistas, todo esse ambiente caótico irá se dissipar, e aquelas organizações mais bem posicionadas, bem como os profissionais mais preparados, terão seu lugar ao sol após tamanha tormenta provocada pela economia em recessão.
Para sobreviver nesse ambiente em crise, as organizações precisam, entre outras coisas, cortar gastos, reter talentos e dinamizar suas estratégias em comunicação. Neste último caso, ganham força as estratégias em marketing digital, uma vez que, em relação ao marketing tradicional, são mais em conta, além de atingir um número maior de pessoas.
Outra importante estratégia que deve ser colocada em pauta pelas empresas é a questão da prática constante do treinamento no ambiente organizacional. Num momento em que o desemprego ganha contornos elevados, mais perspicaz é o indivíduo que aposta em sua capacitação profissional, assim como mais estratégica é a empresa que investe no desenvolvimento de seus colaboradores, seja através do trabalho de uma consultoria especializada, um processo de coaching ou do setor responsável pelos treinamentos dentro das empresas.
E o que viria a ser treinamento organizacional?
De acordo com Idalberto Chiavenato, o treinamento é um processo educacional que é aplicado de forma sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.
Por sua vez, os programas de treinamento devem reforçar o trabalho de autoformação dos indivíduos, o que se produz quando as propostas se constituem em processos eminentemente educativos.
Dito isto, para que se tenha um eficiente programa de treinamentos, o responsável por sua implementação – seja ele um Coach, consultor ou o setor capacitado para tal fim – deve possuir a competência para diagnosticar de forma assertiva algumas situações que levem em conta, a título de exemplo, a relação custo/benefício, em função da realidade existente e dos objetivos pretendidos, o engajamento dos que têm poder de decisão com o propósito do treinamento, além de oferecer alternativas de solução para os problemas enfrentados no dia a dia das empresas.
A seguir, ilustramos no infográfico abaixo o conceito de treinamento e qual a sua importância dentro da dinâmica organizacional.