Sir Alex Ferguson é considerado o maior Coach (treinador) de futebol do mundo. Por 27 anos ele comandou o time inglês do Manchester United, tranformando a equipe em uma máquina de ganhar títulos – ao todo foram 38 títulos conquistados, entre estes duas Ligas dos Campeões da Europa e um título Intercontinental. O Manchester United, sob o comando do Coach (treinador) deixou de ser uma equipe medíocre da Inglaterra e passou a ter uma das marcas mais valiosas do mundo desportivo.

Comparado a Steve Jobs por seu perfeccionismo exacerbado, sua trajetória vitoriosa e seu espírito de liderança foram descritos no livro “Leading”, publicado pelo ex-membro do conselho administrativo do Google, e amigo de Ferguson, Michael Moritz. Este último relata que, ao contrário de Steve Jobs, Alex Ferguson se mostrava uma pessoa sociável e um ser humano feliz.

O site Market Watch elencou 10 lições aprendidas pelo Coach inglês, as quais ajudaram o treinador a ser um dos melhores em sua profissão.

1 – Concentre-se nas coisas grandes:

Para Ferguson, os líderes precisam aprender a delegar e gerir a partir dos outros. Ele diz que uma lição fundamental em sua carreira foi observar seus comandados de longe, da arquibancada, pois assim podia obervar melhor e orientá-los de maneira mais apropriada.

2 – Construa uma organização vitoriosa:

Mais importante do que a contratação de “galáticos” ou a obtenção de resultados imediatos, para Ferguson, mais prudente é ter uma organização sólida e coesa.

3 – Despeça pessoas mais cedo:

Ao assumir o Manchester United na década de 80, o clube possuía uma cultura organizacional equivocada e isso reverberava nos jogadores. Para o Coach, demorou anos para que os “Devils” mudassem de postura, alegando, inclusive, que deveria ter despedido mais pessoas mais cedo.

4 – Recrute, treine e promova pessoas jovens:

Ao fazer isso, os jovens serão leais, arrojados e não medirão esforços para encampar os valores do treinador, assegura Ferguson, responsável por promover jovens como Cristiano Ronaldo, David Beckham, Ryan Giggs, dentre outros.

5 – Continue reinventando seu time:

Seu time não terá o mesmo desempenho sempre; nem seus adversários. Segundo Alex Ferguson, o ciclo de um time dura quatro anos. Assim funcionava no Manchester United.

6 – Comunique-se de forma simples:

Muitos gerentes exageram em sua verborragia. O Coach inglês diz que as duas palavras mais poderosas são “bom trabalho” – e algumas advertências são tão poderosas quanto o silêncio.

7 – Valorize a disciplina coletiva:

Ferguson excluía do time jogadores indisciplinados ou descomprometidos com o time, mesmo talentosos.

8 – Esteja presente:

Líderes subestimam a importância de sua presença no grupo. Alex Ferguson esteve ausente apenas três vezes dos 1.500 jogos profissionais do clube sob seu comando. Um recorde!

9 – Prefira valores a talento:

Palavras do Coach: “Se eu tivesse que escolher entre alguém que tinha grande talento, mas sem ambição, e outro jogador que era bom, além de determinado e focado, eu sempre prefiro o último”. Por ter esse tipo de filosofia, Ferguson é conhecido por revelar e potencializar grandes jogadores.

10 – Não fique microgerenciando:

Ferguson não costumava dar conselhos de última hora aos jogadores ou gritar instruções no decorrer dos jogos. Isso iria irritar e confundir os atletas, além de prejudicar a confiança dos mesmos. Se eles não sabem o que fazer durante a partida, há algo errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *